Início > Informações > O Engenheiro no mercado de trabalho

O Engenheiro no mercado de trabalho

A Revista Exame, em 19/12/2008, publicou uma matéria intitulada: Qualquer engenheiro é melhor do que você. Neste post, vou transcrever somente o último parágrafo do artigo para reflexão e os devidos comentários:

Mercado de trabalho

…Ainda assim, me chama muito a atenção essa predileção irracional do mercado pelos engenheiros. As empresas consideram os engenheiros aptos a assumir posições tão distintas quanto VP de RH, diretor de marketing, gerente financeiro ou supervisor comercial. Se o candidato é um engenheiro, o recrutador se enche de confiança e respira aliviado. Como se eles pudessem fazer de tudo, melhor do que os especialistas em cada área, pelo simples fato de terem tido aulas de Cálculo. Ou será que existe um elixir mágico, adicionado às caixas d’água das faculdades de engenharia, capaz de transformar aqueles profissionais nos candidatos mais preparados em qualquer processo de seleção, independente do cargo em questão? Como podem os engenheiros se apresentarem, sem qualquer constrangimento, e com a aquiescência do interlocutor, como os consultores ideais para os mais diferentes desafios de negócios, nos mais distintos setores da economia?

Sou Administrador de Empresas, Técnico em Contabilidade e Matemático. Nada tenho contra os Engenheiros e sem querer defendê-los, acho que essa predileção irracional do mercado pelos engenheiros, advém, exatamente, da grade curricular da cadeira de engenharia. É essa grade, que força o estudante de engenharia a desenvolver, de maneira substancial, o raciocínio lógico quantitativo e é esse raciocínio que fascina os recrutadores.

Como professor, tenho presenciado o quão difícil é para o estudante de engenharia compreender, entender e aprender os ensinamentos da matemática, principalmente no que diz respeito a Cálculo e Derivada.

Derivada

Este é o meu ponto de vista. No entanto, comentários serão bem vindos. E para finalizar, transcrevo aqui a definição de um estudante sobre a matéria DERIVADA: “Essa matéria foi inventada pelo capeta quando estava projetando o inferno.” rzrzrz.

Artigo relacionado:

Regras de Derivação

Um forte abraço a todos

Prof. Hamilton Alves

Anúncios
  1. rui svensson fonseca
    16/09/2014 às 13:00

    os números governam tudo… exceto os sentimentos das pessoas
    quanto aos recrutadores, eles querem se eximir de qualquer responsabilidade qto a contratações erradas

  2. 16/09/2014 às 14:06

    kkkk, utilizei muito a régua de cálculo e a tabela de logarítmo, poxa!!! e andar com aquelas réguas T pelos corredores da faculdade, e o pior, dentro de ônibus. Hoje em dia está muiiiiitttooo mais fácil com os computadores, HP´s e demais gagets….Sou Eng. Agrimensor, Elétrico e de Segurança do Trabalho e mesmo assim não sinto esta confiança toda não!!! Um abraço professor. a resolução desta derivada tende ao infinito kkkkk

  3. José Carlos
    16/09/2014 às 14:44

    Engenheiros de todas as areas viraram administradores! gerentes Financeiros, Gerentes Comerciais , Gerentes de Suprimentos entre outras. Passa a ser bom em muitas coisas menos na area de formação. e normalmente engenheiros que migram pra outras areas distintas , muitas vezes são os maus formados ou aqueles que percebendo que fizeram a escolha errada acabou seguindo assim mesmo sem intenção de pratica-lo.

  4. Leandro
    16/09/2014 às 15:26

    Como disse, é seu ponto de vista, por mérito passei nas disciplinas de Cálculo com média acima de 9, e uma coisa e certa não quer dizer nada, teoria não é tudo, sendo somente uma base (ainda que pequena) para o que se encontra na prática. Sou Eng. da Computação.

  5. Marcos Franzen
    01/10/2014 às 20:26

    És exactamente la dificultad de los alumnos con cálculos qué dividen Ingenieros de no Ingenieros, el error está en aprobar los que no le gustan el cálculo. Estudiando 4año de Ingeniería Civil – Politécnica de Madrid/ES
    Gracias Maestro.

  1. 30/09/2014 às 0:30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: