Regras de Derivação

No mundo corporativo, nenhum profissional é mais valorizado do que o engenheiro. O mercado deixa isso muito claro: nem mesmo os administradores de empresas parecem reunir condições de administrar uma empresa melhor do que os engenheiros. Um diploma de engenharia empresta peso e solidez ao currículo de qualquer um. Trata-se de um pedigree altamente reconhecido por headhunters e diretores de RH nas mais variadas companhias dos mais diversos ramos.

Engenharia

A Revista Veja, 15/04/2013, publicou o artigo:

Número de calouros em Engenharia ultrapassa curso de Direito

Nesse artigo o ministro da Educação, na época, Aloizio Mercadante, afirma que o crescimento de ingressantes em cursos de Engenharia ainda não é suficiente para suprir a carência de profissionais da área. “A expansão do número de ingressantes em Engenharia é um avanço, porém, ainda insuficiente”, disse ao lembrar que o número de desistentes ainda é grande.

Agora, falando com conhecimento de causa, posso afirmar que essa desistência acontece já no primeiro semestre – logo após as primeiras provas de avaliação – por falta de conhecimento, por parte dos alunos, das propriedades da matemática do ensino fundamental, do ensino médio e por desconhecerem, principalmente, as regras de derivação.

O dia a dia do profissional de engenharia pede versatilidade, e não é diferente quando se está na faculdade, se surgir  um rio de obstáculos pela frente; neste caso não tem jeito, é preciso projetar uma ponte para transpor os obstáculos.

PonteComo professor de matemática, tenho observado que o que falta na maioria dos alunos que desistem é CORAGEM…Eles desistem mesmo antes de começar. Eu, como qualquer um filho de classe média baixa, tive muitas dificuldades para me formar. Porém, meu desejo de vencer, foi maior que minha vontade de desistir.

Hoje, compartilho meus conhecimentos matemáticos e administrativos com aqueles que desejam, realmente, vencerem na vida. No que diz respeito às regras de derivação e a matemática do ensino fundamental e do ensino médio elaborei uma série de  vídeo aulas, onde ensino o passo a passo para resolver diversos exercícios.

Para aqueles que realmente estão com dificuldade em aprender derivada, click aqui e assista já a 1a. vídeo aula – GRÁTIS – da série. E lembrem-se:

O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Capa_Vencedores%20So%20Diferentes_ex

Artigo relacionado:

Derivada de um jeito simples e descomplicado

Muito obrigado

Um forte abraço

Prof. Hamilton Alves

O Engenheiro no mercado de trabalho

A Revista Exame, em 19/12/2008, publicou uma matéria intitulada: Qualquer engenheiro é melhor do que você. Neste post, vou transcrever somente o último parágrafo do artigo para reflexão e os devidos comentários:

Mercado de trabalho

…Ainda assim, me chama muito a atenção essa predileção irracional do mercado pelos engenheiros. As empresas consideram os engenheiros aptos a assumir posições tão distintas quanto VP de RH, diretor de marketing, gerente financeiro ou supervisor comercial. Se o candidato é um engenheiro, o recrutador se enche de confiança e respira aliviado. Como se eles pudessem fazer de tudo, melhor do que os especialistas em cada área, pelo simples fato de terem tido aulas de Cálculo. Ou será que existe um elixir mágico, adicionado às caixas d’água das faculdades de engenharia, capaz de transformar aqueles profissionais nos candidatos mais preparados em qualquer processo de seleção, independente do cargo em questão? Como podem os engenheiros se apresentarem, sem qualquer constrangimento, e com a aquiescência do interlocutor, como os consultores ideais para os mais diferentes desafios de negócios, nos mais distintos setores da economia?

Sou Administrador de Empresas, Técnico em Contabilidade e Matemático. Nada tenho contra os Engenheiros e sem querer defendê-los, acho que essa predileção irracional do mercado pelos engenheiros, advém, exatamente, da grade curricular da cadeira de engenharia. É essa grade, que força o estudante de engenharia a desenvolver, de maneira substancial, o raciocínio lógico quantitativo e é esse raciocínio que fascina os recrutadores.

Como professor, tenho presenciado o quão difícil é para o estudante de engenharia compreender, entender e aprender os ensinamentos da matemática, principalmente no que diz respeito a Cálculo e Derivada.

Derivada

Este é o meu ponto de vista. No entanto, comentários serão bem vindos. E para finalizar, transcrevo aqui a definição de um estudante sobre a matéria DERIVADA: “Essa matéria foi inventada pelo capeta quando estava projetando o inferno.” rzrzrz.

Artigo relacionado:

Regras de Derivação

Um forte abraço a todos

Prof. Hamilton Alves

Derivada

Tudo que se aprende sobre Matemática, se usa na vida profissional. Acredite, estou afirmando com conhecimento de causa.

Quer ter sucesso, então não desista desta matéria.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Pense grande

Toca o telefone e mal acabo de dizer alô e uma voz desesperada do outro lado já pergunta:

telefone

– O senhor é o professor Hamilton?

-Sim sou eu, e quando tento perguntar-lhe: em que posso ajudar? já sou interrompido novamente, e vem nova pergunta:

– O senhor dar aula de reforço de matemática?

– Sim;

– Professor, somos um grupo de alunos e fomos muito mal nas provas. Estamos desesperados, e precisamos de aulas particulares urgente. Quais os horários disponíveis? No domingo também será possível algumas horas? as aulas de DERIVADAS estão muito difíceis, pois não lembramos mais o que aprendemos no ensino fundamental e médio…

Foi pensando nisso, que resolvi elaborar uma série de vídeo aulas – GRÁTIS – para ajudar aqueles que estão com dificuldades em derivadas.

Assista já a 1a. vídeo aula da série.

Vejam os diversos comentários dos alunos – clicando aqui

Para assistir as demais vídeo aulas, preciso que se cadastrem – somente aqueles que realmente estão com dificuldade em derivada – para receber os próximos vídeos. Click aqui Dura apenas um minutinho.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Estudantes

Muito obrigado.

Um forte abraço a todos

Professor Hamilton Alves

http://unbouncepages.com/derivada/

 

//

Matemática financeira: Montante e Valor Atual

Ninguém oferece tanto como quem não pretende cumprir.

De fato, se alguém não pretende dar nada, por que não prometer tudo?

Esse é o êxito dos vigaristas, que sempre fazem umas ofertas irresistíveis porque não pensam em cumprir nada do que prevêem. Então, se você não vai dar nada, pelo menos seja generoso na quantidade daquilo que promete, já que não o será na hora de cumprir.(Fernando Savater – Os Dez Mandamentos para o século XXI).

Definitivamente, não sou do tipo desses vigaristas. Portanto, o que estou lhe oferecendo, com certeza, está ao seu alcance; só depende de uma simples subscrição – GRÁTIS – para acessar o vídeo que irá lhe ensinar – passo-a-passo – o conceito fundamental da matemática financeira:

Montante e Valor atual

Uma vez dominado este conceito fundamental, bem como a Equivalência de Taxas, vídeo já publicado neste blog, todo o resto da matemática financeira será de fácil aprendizado.

Dinheiro

Sem falsa modesta, já presencie gestores da área financeira, que nem mesmo com uso da HP foram capazes de calcular as taxas cobradas pelos bancos na hora de uma negociação para captação de capital de giro.

Também, já conheci profissionais, que pela facilidade que possuiam em cálculos financeiros, em um pequeno intervalo de tempo, conseguiram galgar degraus mais altos na hierarquia empresarial.

Se você é um daqueles que acha que a HP por si só irá resolver qualquer problema financeiro, POR FAVOR, não se subscreva para assistir a vídeo aula. Porém, se o inverso for verdadeiro, este aprendizado irá lhe proporcionar grandes melhorias na sua vida profissional; pois este conceito fundamental da matemática financeira está ao SEU ALCANCE.

Neste vídeo é mostrado passo-a-passo como calcular o montante e o valor atual.

Aproveite este aprendizado e utilize-o, também, no mercado de ações para conquistar sua Independência Financeira;

Se inscreva abaixo para baixar e  assistir a vídeo aula:

Subscribe to MATEMÁTICA FINANCEIRA 100 SEGREDO by Email

Muito obrigado, boa sorte e até a próxima vídeo aula

//

Prof. Hamilton Alves

Matemática Financeira, tem importância para você?

Por favor, sua opinião é muito importante. Por isso, responda a pergunta:
hp

De 0 a 10, qual é a importância?

Se tiver interesse em receber os próximos vídeos, explicando passo-a-passo, os fundamentos da matemática financeira, por favor, se inscreva clicando no link abaixo. É GRÁTIS.

http://eepurl.com/Nh5Q1

Muito obrigado, sucesso e até a próxima vídeo aula.

Professor Hamilton Alves

Você sabe negociar com o “Banco”?

O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Você quer ser o melhor de todos? Vá lá e mereça isso!

Uma vez decidido. Você saberá onde quer estar. E não parará de buscar até que você chegue lá. Assim são feitos os Vencedores.

infografico-competencias-e-habilidades

Se me permite, quero compartilhar com você  conhecimentos sobre taxa de juro nominal e efetiva.

Acredito, não! tenho certeza que ao entender essa matéria, você se sentirá mais confiante ao negociar com o gerente suas necessidades de capital de giro, principalmente quando tiver que descontar seus títulos(duplicatas).

Neste artigo, serei bastante lacônico, pois vou me ater mais à parte prática.

Sendo assim, vamos ao vídeo:

Agora que você já viu o vídeo e aprendeu a calcular a taxa efetiva, também percebeu que será necessário saber formar o preço de venda, pois sabendo formar este, saberá a taxa que está embutida em seu preço e, portanto, saberá se é ou não viável a taxa que estão lhe oferecendo.

Se gostou deste artigo, por favor, curta no facebook ao lado.

Ah! não esqueça de fazer seu comentário logo abaixo.

Se desejar se aprofundar nesta matéria, por favor, click aqui.

Muito obrigado, sucesso e até o próximo artigo

Um forte abraço

Prof. Hamilton Alves

Como reverter a tendência da mortalidade precoce das empresas

Você quer ser o melhor de todos? Vá lá e mereça isso!

Uma vez decidido. Você saberá onde quer estar. E não parará de buscar até que você chegue lá. Assim são feitos os Vencedores.

Capa_Vencedores%20So%20Diferentes_ex

No fim do dia, sucesso é o que todos queremos. Todos nós queremos vencer e a corrida será vencida. Não tenha dúvidas quanto a isso.

Então vamos lá! Chegue ao topo! Corra mais rápido! Sonhe grande! Viva melhor do que você jamais viveu! Isso está dentro de você! Você pode fazer isso! Faça por você mesmo! Prove pra você mesmo! E VENÇA A CORRIDA.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Hoje já estamos perto do momento em que mão-de-obra, terra e capital não serão mais os melhores recursos em termos de retorno. A riqueza virá do conhecimento.

Com o advento da abertura do mercado nacional e inserção do Brasil na competição global, associado aos avanços tecnológicos e a proliferação de produtos, as empresas se vêem num clima de concorrência acirrada, onde são forçadas a se aprimorarem para poder alcançar os seus objetivos e, até mesmo, sobreviverem no mercado.

Nesse contexto, as empresas se empenham para obter competitividade, implementando diversas ações de melhorias que contribuem para atingir as metas organizacionais.

Segundo Padoveze(2003, p. 93) em menção ao relatório do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, “competitividade de uma empresa pode ser definida, em sentido amplo, como sua capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência”.

Um dos fatores vitais dessas vantagens competitivas está relacionado à política de formação dos preços de seus produtos/serviços, uma vez que num modelo de mercado aberto, o preço passa a ser efetivamente um regulador entre a oferta e a procura(BERNARDI, 1998).(I Congresso UFSC de controladoria e finanças – Florianópolis – SC, Brasil, 25 a 27 de setembro de 2007).

Nesse I Congresso UFSC, também ficou evidenciado que a maioria dos alunos acredita que os conhecimentos de custos são “muito” ou “extemamentes importantes” para a formação do preço de venda. Entretanto, menos de um terço utilizou os custos como base para definição do preço de venda, sendo que a maioria optou pela média do mercado. Embora a teoria e a percepção, expressem a importância do conhecimento de custos para a formação do preço de venda, a prática, observada em um ambiente simulado não corrobora esta premissa.

Os trabalhos que desenvolvi, como consultor na área administrativa financeira – em mais de trinta empresas, de pequeno e médio porte – me levaram à conclusão que a não utilização dos custos como base para definição do preço de venda, deve-se a dificuldade encontrada na hora de organizar os dados – contábil – para desenvolver a fórmula algébrica para a efetiva determinação do preço de venda. E afirmo mais, esta organização dos dados e a elaboração da fórmula algébrica é muito mais do que simples, é extremamente fácil.

Preocupação

Os grandes cátedras nesse assunto – formação do preço de venda com base nos custos – são unânimes em afirmar que a sobrevivência das empresas – principalmente nos dias de hoje – está diretamente ligada à formação e análise do preço praticado.

Também é prática comum, afirmarem que quem sabe formar o preço de venda, tem uma visão de empresa muito maior do que quem não o sabe e está muito mais apto à tomar decisões fundamentadas.

Quem sabe formar o preço de venda, sabe, por exemplo, o impacto real que um aumento de preço em uma determinada matéria-prima causa na lucratividade da empresa, ou qual o impacto no lucro quando há um aumento ou diminuição nos custos fixos ou mesmo nos custos variáveis. Ou seja, quem sabe formar o preço de venda, sabe como REVERTER A TENDÊNCIA DA MORTALIDADE PRECOCE DAS EMPRESAS.

Se gostou deste artigo, por favor, curta no facebook ao lado.

Se desejar se aprofundar nesta matéria, por favor, click aqui.

Muito obrigado, sucesso e até o próximo artigo

Um forte abraço

Prof. Hamilton Alves

Matematica financeira…é assim que se aprende

Quando mando um homem comprar um cavalo, não quero que ele me diga quantos pelos o cavalo tem na cauda. Quero, apenas, saber suas características.

Logo depois da segunda prova de Matemática Financeira, em uma manhã de inverno – daquelas que lhe força a sair de casa já de mau humor – ao abrir a porta da biblioteca da faculdade, avistei ao fundo, meu grupo de estudo. Só que, naquele dia, não íamos nos reunir, como das vezes anteriores, para estudarmos. O objetivo, imaginem vocês, era discutirmos a didática do professor – afim de recorrermos à coordenação da área, com o objetivo de solicitar a troca de professor – uma vez que , aproximadamente , 80% da classe iria ficar com esta DP.

biblioteca

Após o término dessa reunião, chegamos à conclusão – felizmente – que o problema não era a didática do professor, pois o “danado” explicava muito bem. O problema era nosso. Pois não conseguiamos entender essa “tal de capitalização composta”.

Recorremos, é claro, à aula particular. Foi aí, que conseguimos entender a Matemática Financeira. Quando o professor – logo nas duas primeiras aulas – explicou a equivalência de taxa. Para entendermos esta, era preciso aplicarmos a Pontenciação, a Radiciação e algumas de suas propriedades.

Descobrimos então, que Matemática financeira…é assim que se aprende.

Alguns anos depois, resolvi formar-me, também, em Matemática e aí ficou evidente que sem conhecimento de potência, raíz e suas propriedades é impossível entender a Capitalização Composta.

Obs.: Para os alunos do ensino Fundamental e médio, acreditem, entendendo a Matemática básica, o sucesso como profissional – no futuro –  estará garantido.

Sendo assim, tomei a liberdade de compartilhar com vocês um pouco desse aprendizado. Elaborei este MINE e-BOOK sobre Equivalência de Taxas, onde explico todos os exercícios passo-a-passo.

Mine e-Book

O mais interessante de tudo isso, é que você vai acompanhar a resolução dos exercícios do Mine e-Book, através de um vídeo.

E mais interessante ainda, TUDO ISSO DE GRAÇA, sem sair do conforto de sua casa.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Se você está visitando este blog pela primeira vez e é profissional da área administraiva financeira, da contabilidade, ou estudante destas cadeiras, aconselho a leitura dos demais artigos postados. Tenho certeza que irão lhes ajudar muito na vida profissional.

Ah! outra dica muito importante para quem, realmente, almeja a independência financeira, é a Bolsa de Valores.

Portanto, aprenda a investir em ações antes que seja tarde.

Se inscreva AQUI para baixar o conteúdo do Mine e-book

Após baixar o conteúdo do Mine e-Book

Acompanhe através do vídeo a resolução de todos os exercícios.

PESSOAL, UMA DAS FORMAS DE RETRIBUIÇÃO, POR ESTA POSTAGEM É CLICANDO – logo abaixo do vídeo – NOS ÍCONES DO TWEET – FACEBOOK – LINKEDIN – g + 1 – TUMBLR.

Muito obrigado, sucesso e um forte abraço

Professor Hamilton Alves

Vídeo:

Matemática Financeira de um jeito descomplicado

Rezo para que nunca tenha que passar por isso novamente. Haverá algo pior do que – após seu estágio – ser chamado pelo gerente, para resolver alguns exercícios, com o intuito de avaliar seu aprendizado, e ser informado que errou metade dos mesmos, e que devido a isso não poderia ser efetivado.

Orar

Os exercícios eram sobre Matemática Financeira – capitalização simples e compostas. Já havia estudado essa matéria no curso de Administração de Empresas. No entanto, em nossa fase de estudante – devido a vários fatores – nosso aprendizado é, quase sempre, de forma superficial. Nossa intenção maior é estudarmos para “passar de ano”. E aí fica uma grande interrogação????

Interrogação

Em função do episódio citado, alguns anos depois – já formado em Administração de Empresas – resolvi me graduar em matemática. Foi a partir daí, que descobrir que quase todos os exercícios de Matemática Financeira podem ser resolvidos com os conhecimentos da álgebra elementar. Aquela que aprendemos no ensino Fundamental e Médio.

Desde de então, passei a ministrar aulas de Matemática pura para alunos do ensino médio e Matemática Financeira para alunos de curso superior. Devido a esta prática, acabei por desenvolver um método de ensino que tem facilitado muito o aprendizado e a retenção do conhecimento dessa disciplina.

Com o intuito de compartilhar esses conhecimentos, elaborei um e-Book – Matemática Fianceira: Capitalização Simples –  onde explico passo a passo os conceitos  e resolvo todos os  exercícios.

e-BOOK III

O mais interessante de tudo isso, é que você vai acompanhar a resolução dos exercícios do e-Book, através de um vídeo.

E mais interessante ainda, TUDO ISSO DE GRAÇA, sem sair do conforto de sua casa.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).

Se você está visitando este blog pela primeira vez e é profissional da área administraiva financeira, da contabilidade, ou estudante destas cadeiras, aconselho a leitura dos demais artigos postados. Tenho certeza que irão lhes ajudar muito na vida profissional.

Após baixar o conteúdo do eBook:baixe aqui o Conteúdo do e-BOOK

Acompanhe através do vídeo a resolução de todos os exercícios.

PESSOAL, UMA DAS FORMAS DE RETRIBUIÇÃO, POR ESTA POSTAGEM É CLICANDO – logo abaixo do vídeo – NOS ÍCONES DO TWEET – FACEBOOK – LINKDIN – g + 1 – TUMBLR.

Muito obrigado.

Vídeo:

Muito obrigado, sucesso, e até o próximo post.

Prof. Hamilton Alves

Águias não caçam moscas…

A vida é dura, isso é fato.

Derrota

Quando você levanta, será empurrado para baixo.

Quando está caido, será pisado.

Meu conselho para você, não vem com muita enrolação. Não tem segredo:

você vai cair, vai tropeçar, será socado, vai quebrar a cara… Mas sempre que isso acontecer, ponha-se de pé. Levante o mais rápido que puder. Não importa quantas vezes precise fazer isso.

Lembre-se disso: Sucesso foi e continua sendo definido como: Levantar-se mais de uma vez, de quantas for derrubado.

Se a experiência me ensinou algo…foi que nada é de graça e viver não é fácil.

A vida é dura, muita dura, incrivelmente dura. Você falha mais do que vence. Ninguém vai te dar nada. É com você, estufar o peito, ajeitar o pescoço e superar todas as dificuldades: O desagradável, o ruim o injusto.

Você quer mais do que tem agora? Prove!

Você quer ser o melhor de todos? Vá lá e mereça isso!

Uma vez decidido. Você saberá onde quer estar. E não parará de buscar até que você chegue lá. Assim são feitos os Vencedores.

Pense grande

No fim do dia, sucesso é o que todos queremos. Todos nós queremos vencer e a corrida será vencida. Não tenha dúvidas quanto a isso.

Então vamos lá! Chegue ao topo! Corra mais rápido! Sonhe grande! Viva melhor do que você jamais viveu! Isso está dentro de você! Você pode fazer isso! Faça por você mesmo! Prove pra você mesmo! E VENÇA A CORRIDA.

Lembrem-se: O Aprendizado é lento e de alto custo; aprender com a experiência alheia encurta o tempo e diminui o sofrimento.(Samuel Emery Lopes).


//

O vídeo é tão bom, que resolvi compartilhar. Assista-o na íntegra, clicando no link abaixo:

Vencendo a corrida

http://gappeideideias.wordpress.com/2013/01/30/video-motivacional/comment-page-1/#comment-1

Um forte abraço à todos, sucesso e até o próximo post.

Prof. Hamilton Alves